quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estudante de Bragança vai representar o Pará no 'Soletrando' 2013

Reinaldo Cunha garantiu a vaga devido a desistência de Luiz Rodrigues

O estudante paraense do 7º ano Reinaldo Oliveira Cunha, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Raimundo Alves, de Bragança, nordeste paraense, vai ser o representante do Pará no quadro 'Soletrando 2013', do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Reinaldo garantiu a vaga devido à desistência do outro finalista, Luiz Rodrigues Silva, que teve problemas de saúde e não pode comparecer à final da seletiva estadual, realizada na manhã desta terça-feira (11), no auditório da TV Liberal, em Belém. Conforme o regulamento da competição, Reinaldo ganhou a vaga, mas teve que soletrar algumas palavras para oficializar a participação no quadro.

'Ligamos para a produção do programa e fomos informados dessa parte do regulamento que diz que se houver desistência de um dos finalistas, o outro vai automaticamente para a final. Infelizmente o outro candidato ficou doente e não pode comparecer', explicou Bianca Teixeira, editora do setor de programação da TV Liberal. Apesar da desistência, Reinaldo teve que soletrar as palavras 'empecilho', 'regressão' e 'baronesa', que foram escolhidas pelos professores paraenses Roberto Fadel, Lia Barili Silva e Magnólia Rego, todos da área da língua portuguesa e convidados pela TV Liberal para participar da etapa estadual.


As palavras foram selecionadas pela própria produção do Caldeirão do Huck, que envia um manual com as regras para as etapas estaduais. Mesmo nervoso, o estudante soletrou as três palavras sem problemas e garantiu o certificado de participação no programa. 'Antes eu treinava duas horas por dia. Minha mãe escolhia a palavra no dicionário e eu tinha que repetir para ela. Agora que ganhei, vou aumentar o tempo de estudo e me dedicar mais', explica Reinaldo.
 
Para participar do programa, Reinaldo conquistou a vaga em uma seletiva na própria escola, que se inscreveu direto no site do Caldeirão do Huck e, após uma triagem, foi selecionada para participar do quadro. 'Inscrevemos a escola no site e o Reinaldo ganhou a seletiva na escola em novembro do ano passado. Ele é muito aplicado e um aluno muito bom. Como prêmio, dei um dicionário para ele estudar', explicou Madson Dias Silva, diretor da Escola Raimundo Alves, que fica na comunidade de Emboraí Grande, distante 42 quilômetros de Bragança.
 
 
O professor Roberto Fadel, que ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura, destacou a importância do quadro no programa de Luciano Huck. 'O mais importante do programa é que o jovem conheça a própria língua materna, porque hoje ela está muito atrelada à linguagem de internet devido a redução das palavras da língua portuguesa, que vêm sofrendo muitas transformações', explica. 
 
Reinaldo deve viajar ao Rio de Janeiro, com acompanhante e tudo pago, nos dias 2 de julho e 2 de agosto, quando será gravado o quadro no palco do Caldeirão do Huck. (ORM).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants