terça-feira, 12 de março de 2013

Eleitores decidem manter Malvinas território britânico

 
Apenas três dos 1.517 eleitores votam contra manutenção do status do arquipélago.

Os moradores das ilhas Falkland (Malvinas para os argentinos) votaram de forma esmagadora para que o arquipélago permaneça um território ultramarino britânico.
 
Dos 1.517 votos registrados nos dois dias de eleição, 1.513 eram a favor de manter o status atual do arquipélago.
 
Segundo autoridades eleitorais, mais de 90% dos cidadãos britânicos habilitados a votar compareceram às urnas. As ilhas têm uma população total de aproximadamente 2.900 pessoas.
 
O referendo acontece no momento em que a Argentina aumenta a pressão para tomar posse das ilhas - 30 anos depois da guerra.
 
Dick Sawle, um membro da assembleia legislativa das ilhas, afirmou que a votação foi 'um resultado absolutamente fenomenal que enviará uma forte mensagem para o resto do mundo sobre seu direito de autodeterminação - um direito que foi defendido em 1982 e que honramos nesta noite'.
 
O chanceler britânico Willian Hague afirmou: 'Sempre acreditamos no direito dos moradores das Falklands de decidir sobre seu próprio futuro e decidir o caminho que querem seguir. É justo que no século 21 esses direitos sejam respeitados'.
 
'Todos os países devem aceitar os resultados desse referendo e apoiar os moradores das Falklands enquanto eles desenvolvem sua pátria e sua economia. Eu desejo todo sucesso a eles'.
 
Argentina
 
Antes do referendo, a presidente argentina Cristina Kirchner disse que a vontade dos moradores não é relevante em relação à discussão sobre o destino das ilhas. O governo argentino defende a resolução da questão no âmbito da ONU.
 
Observadores de diversos países supervisionaram o pleito. Entre eles estavam chilenos e mexicanos - apesar de um pedido da Argentina para que nações da América Latina não enviassem representantes.
 
Em 2 de abril de 1982 forças argentinas invadiram o arquipélago e capturaram militares britânicos.
 
Após dois meses de luta, 255 britânicos e 650 argentinos foram mortos - além de três moradores das ilhas. A Argentina se rendeu, colocando um fim ao conflito
 
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants