segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Madeireiros disparam contra fiscais do Ibama, indígenas e policias em Paragominas


Fiscais do IBAMA, policiais militares e índios foram alvos de tiros disparados neste domingo por madeireiros na terra indígena alto rio Guamá, nas imediações do município de Paragominas, no Pará, enquanto faziam a medição de madeira apreendida na área. O ataque foi divulgado pelo ministério público federal paraense, que pediu reforço policial urgente e alertou a polícia federal, a funai (fundação nacional do índio) e a secretaria de segurança pública do pará.

De acordo com o mpf, não há notícia de feridos, mas um índio e dois policiais estariam perdidos na mata, sem contato. Segundo nota divulgada pelo ministério público, a equipe que avaliava o volume de madeira apreendida teria sido surpreendida por madeireiros, que atiraram contra o grupo.
“há relatos de que os agentes foram rendidos e se encontram perdidos no local. A funai informou, ao telefone, que os madeireiros retiveram as armas dos agentes. Um indígena está perdido. Solicito, com urgência, o apoio desse batalhão, para conter os conflitos, resguardar a integridade das pessoas envolvidas e assegurar a madeira derrubada”, escreveu o procurador da república gustavo henrique oliveira, de paragominas, em ofício enviado ao batalhão de polícia ambiental do pará, conforme a nota.
Em ofício à pf, ele relatou: “ressalto que os fiscais do ibama e os policiais do bpa foram rendidos no local. Houve negociação para que fossem soltos. Porém, há relatos de que dois policiais continuam na terra indígena, perdidos.”
O mpf informou que o ataque teria ocorrido no município de nova esperança do piriá, na divisa com paragominas, num local de difícil acesso. Segundo a nota, há informações de que os madeireiros teriam se apossado das armas dos fiscais e dos policiais. O ministério público diz que a madeira foi apreendida no ano passado, depois de extraída ilegalmente da terra indígena, mas só agora o ibama pôde fazer a medição para posterior retirada.
Fonte: blog do bruno nascimento, com informações do MPF/PA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants